.

TEXTOS PUBLICADOS


Texto "Da Visualidade do Invisível" 

Publicação: Tempos Estranhos (2021)

Org. Nadia Virgínia Barbosa Carneiro e Suylan de Almeida Midlej e Silva

Editora: Noir

ISBN   978-65-89482-06-2

Coletânea que fui convidada a integrar no auge da pandemia (meados de 2020). São "relatos que observam a insanidade do confinamento com várias cenas que, apesar de incompreensíveis, são reais e perturbadoras; que descrevem como são os dias de isolamento social, convivendo com uma ansiedade permanente..." dizem as organizadoras. Ao lado de mais 17 autores, apresento uma breve reflexão sobre a visualidade da invisibilidade, assumindo páginas em branco como ilustrações. 






Texto "O Ruído do Portão" 

Publicação: Atelier Expandido (2020)

Organização: Tatiete Café

Editora: Oxe Conteúdo

ISBN   978-65-991202-4-4


Livro-experiência justificado em duas razões: um de natureza político-social. Em primeiro lugar pretende-se que este e-book contribua com a produção teórica sobre arte em ambientes digitais para aqueles dispostos a compreenderem melhor a temática e/ou desejem se utilizar dos resultados para pôr em prática uma forma dinâmica de comunicação e acesso do público a sua produção. Por seguinte, os relatos de artista contidos aqui assumem e reconhecem a importância de políticas de apoio ao fomento e distribuição do trabalho artístico, ou seja, imagina-se que se faz importante na medida em que levanta reflexões e discussões que possam vir a contribuir com o despertar da consciência coletiva sobre a importância de se conectar de forma mais acessível acerca das artes visuais. Tendo ainda a perspectiva de que este livro se entrelaça com questões de gênero tais como o fazer e saber feminino e suas memórias transversais.

Link para download: www.oxeconteudo.com/editora



Texto "Sonora_01" (2020)

Publicação: Navegando entre ilhas: experiências do isolamento em tempo de pandemia

Autor(a) / Org.: Ludmila Moreira Macedo de Carvalho e Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins 

Editora: Superintendência da Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - EDUFRB

ISBN   978-65-88622-03-2

Este e-book apresenta uma coletânea de textos produzidos a partir de uma proposta de reflexão sobre o isolamento social devido à pandemia da COVID-19, no Brasil, a partir de março de 2020. A proposta, cujo objetivo foi de estimular a socialização de experiências e relatos que proponham uma reflexão profunda e multifacetada sobre os impactos do isolamento social, contém diversas expressões literárias e/ou artísticas produzidas por todas as esferas integrantes da comunidade acadêmica da UFRB. Navegando por essas ilhas é possível perceber águas e pedras, fragilidades e fortalezas que se expõem em escritas e imagens, sinalizando que é na partilha que se fortalece o corpo e a alma.

Leia online: https://issuu.com/edufrb/docs/nav._entre_ilhas



Texto "Noisy Transmissions"

Publicação: Autogenesis Magazine 002  - ALEMANHA (2019)

KP Transmission's music is presented with different texts, dealing with issues of solidarity, linguistic imperialism, cultural hybridity, collective artistic practices in post-Yugoslav context & more.
Edition of 100 cassette & magazine plus salt flask. Handmade and numbered. Magazine: 44 pages, 14x18 cm. 


Writers:
René Char (thesewobblybones@gmail.com)
Andrea May (andreariosmay@gmail.com)
Uroš Pajović (urospajovic@gmail.com)
Julio Pattio (linguababel@gmail.com)



Texto "Livro de Artista"

Publicação: REVISTA MIOLO V.1 (2018)

Edição: Tiragem e NUDE / Escola de Belas Artes - UFBA

Leia online: https://issuu.com/taygoara/docs/miolo?utm_medium=referral&utm_source=taygoara.com.br




Texto "A arte de Fábio Sampaio"
Publicação: (RE)INVENÇÃO DA PAISAGEM DOMÉSTICA de FÁBIO SAMPAIO (2017)
Org. Mário Britto
ISBN   978-85-63988-10-2 
"A urbe-arte sinaliza para mais além. Lá, onde a iconografia do cotidiano pinta em setas, lembranças, carimbos, mensagens e uma outra escala de outros valores atravessam nosso decodificador interno que começa a piscar. Frente à obra de Fábio Sampaio, acusa que ela é simplesmente simples. Sua pintura se resolve com poucos traços, economiza tinta, desliza como água, traz luz e certezas do que nos cabe bem em um mundo cheio demais. " Leia na íntegra: https://textoscuratoriais.blogspot.com/2014/10/a-arte-de-fabio-sampaio.html